Instituto João Bittar reforça impacto social em meio a recorde de jovens aprendizes no Brasil

O Brasil alcançou, em julho deste ano, um marco histórico: 674.849 aprendizes ativos em todo o país, número recorde desde a criação da Lei de Aprendizagem, em 2000. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que apontam também que nos primeiros sete meses de 2025, 75.950 jovens ingressaram no mundo do trabalho por meio do programa. O crescimento é reflexo do aquecimento do mercado e da fiscalização mais assertiva, segundo o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne.

Esse avanço demonstra o papel estratégico da aprendizagem profissional na construção de um futuro com mais inclusão e qualificação. Além de atender à legislação, as empresas que contratam aprendizes contribuem diretamente para a transformação social, oferecendo aos jovens a chance do primeiro emprego formal, aliado à formação profissional.

No Instituto João Bittar, esse compromisso ganha ainda mais força. Reconhecido por sua atuação há mais de 42 anos na formação de aprendizes, o IJB conecta empresas de diferentes setores a jovens em situação de vulnerabilidade social, garantindo formação teórica, prática supervisionada e acompanhamento socioeducativo. Dessa forma, prepara cidadãos mais qualificados para o mercado e mais conscientes do seu papel na sociedade.

O papel das empresas

Para as organizações, aderir ao programa de aprendizagem significa não apenas cumprir a cota legal, mas também investir em responsabilidade social e no desenvolvimento de novos talentos. Empresas interessadas podem conhecer melhor a atuação do IJB acessando nosso site

Oportunidade para jovens

Jovens entre 14 e 24 anos incompletos (23 anos e 11 meses) que desejem ingressar no mundo do trabalho por meio do programa de aprendizagem encontram no IJB a oportunidade de iniciar uma trajetória profissional com acompanhamento e suporte. As inscrições podem ser feitas em nossa página.              

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.